terça-feira, 9 de agosto de 2011

Cadê o acento que estava aqui?

Algumas coisas me irritaram bastante nesse Novo Acordo Ortográfico. A queda do trema foi um choque tremendo, mas logo me acostumei à ideia. E esta pobre coitada, a ideia, também me rendeu algum sofrimento, porque o acento agudo que antes existia sobre ela me lembrava sempre aquela imagem da lâmpada que acende quando se tem uma boa ideia. E, agora, cadê!? :(

Mas o que me irrita mesmo é a queda do acento diferencial de "para", que distinguia o verbo da preposição. Em vários contextos, admito, ele é desnecessário, mas e quando a sentença é como esta manchete do portal da Globo.com? "Homem armado para protesto em Salvador". 


A partir dessa construção, é impossível saber se ele pôs fim ao protesto ou se ele se armou com a finalidade de ir ao protesto. Lendo a matéria, descobrimos que ele assustou os manifestantes ao saltar armado do carro. Intimidados, os manifestantes pararam o protesto e abriram espaço para que o homem armado passasse.

Talvez esses contextos confusos sejam minoria, talvez a manchete do portal pudesse ter sido melhor redigida, mas talvez o acento pudesse mesmo ter permanecido. :(

Para quem não estava sabendo:


Antes de o Novo Acordo Ortográfico ser assinado, o verbo parar recebia um acento diferencial no primeiro "a", quando flexionado na 3ª pessoa do singular (ele/ela/você) do presente do indicativo, ou na 2ª pessoa do singular (tu) no modo imperativo. Agora o acento agudo não existe mais para distinguir o verbo e a preposição e confusões como essa da manchete acabaram por se tornar mais fáceis de ocorrer.

1 comentários:

Marilucia disse...

Olá Ana, encontrei seu blog por acaso e estava aqui me deliciando com seus posts e adorei este. Para mim este novo acordo ortográfico veio baratinar minhas ideias que já eram um pouco confusas, por que o português é muito complicado, aff (este por que nunca sei quando usar junto, separado, com acento ou sem acento).
Tenho um blog de notícias onde um amigo posta toda quarta uma coluna (GRAMATICANDO), além de ter adorado esta matéria quero também pedir autorização para republica-la em meu blog, lógico que com todo credito que lhe é devido. Parabéns pelo blog e pela maneira divertida que nos esclarece o português. Obrigada, beijos
Entre em contato: blogandonoticias@hotmail.com
www.blogandonoticias.com

Postar um comentário

Se nós não nos conhecemos ainda, por favor, informe seu e-mail ao final do comentário ou me envie um e-mail para anocaa@gmail.com, para que eu possa entrar em contato depois.

Obrigada,

Ana.