O blog

Por que resolvi criar este blog?
Expliquei na primeira postagem, mas explico aqui mais uma vez: sou mestranda em Linguística e Língua Portuguesa da PUC-MG e, antes de me mandar para MG, era professora de Língua Portuguesa em Recife. Sou do tipo de pessoa que valoriza uma escrita clara, porque, afinal, comunicação é a alma do negócio. Aí, se virtualmente você dificilmente vai contar com áudio e vídeo para manter conversa com os amigos, é fundamental que você se faça entender por escrito, não é mesmo? ;)

Então sempre rolam aqueles equívocos bem comuns com a nossa querida (e, às vezes, confusa) língua, mas nem tudo está perdido! :) Há construções que nos fazem rir, mas muito me irritava, quando estudava o 1º ano do Ensino Médio, quando via as produções de texto corrigidas. A professora circulava todos os equívocos com caneta hidrográfica vermelha e puxava setas para as bordas dos papéis, colocando em letras quase garrafais: DOEU! MORRI! MORRI DE NOVO! QUER ME MATAR DE NOVO? Nunca achei isso elegante e, por sinal, era bastante antididático e, por que não, antiético? Por isso não tenho o hábito de ridicularizar os erros alheios, mas todos nós rimos das pérolas do ENEM, né? No entanto, se a gente pode esclarecer alguns mistérios, por que não fazê-lo? :)

Aí essa é minha ideia: apesar de a primeira postagem ter sido meio "arisca", não pretendo ridicularizar os enganos dos outros, porque também sou mortal, mas tentar explicar por que são equívocos e sugerir uma boa correção.