sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Meia cansada


Para mim, meia cansada deve ser algo assim: meia de maratonista ou aquela que os alunos menos preocupados com a higiene pessoal usam durante duas semanas seguidas de aula, jogando bola todo dia no recreio e maltratando ainda mais a pobrezinha nas aulas de educação física. É. Para mim, isso é uma meia cansada.

Mas, para boa parte da população, meia cansada é aquela mulher que passou o dia trabalhando e, por educação, para não dizer que está muito cansada na hora de recusar um convite à noite, diz "Trabalhei demais hoje e tô meia cansada". Mas existe, também, a música que é meia ruim, a pessoa que é meia fechada, meia chata e por aí vai. Tem meia pra todos os gostos.

Ontem, quinta-feira, fui caminhar no Parque da Jaqueira com o namorado e brinquei com ele dizendo que "Hoje eu tô meia cansada". Como eu estava voltando da musculação, ele riu e perguntou: "Malhou qual metade hoje?". De fato, havia feito apenas exercícios para a parte inferior do meu corpo (que não chega bem a ser a metade, mas que quebra o galho e ajuda na piada).

Alguns que estão lendo esta postagem podem não estar entendendo aonde pretendo chegar, mas não é de todo complicado. O lance, pessoal, é que meia não serve para dizer a intensidade do quanto uma pessoa/coisa é chata, fresca, fria, sem graça. Meia é uma palavra que pode indicar quantidade e, mais especificamente, a metade de alguma coisa (numeral): muitas mulheres depilam meia perna (só a parte do joelho para baixo, para os leigos), pessoas comem meia jaca (é, há quem coma até uma inteira); mas também pode indicar aqueles objetos simpáticos e úteis que usamos nos pés. Aí, nesse último caso, elas podem ser meias lisas, estampadas, confortáveis, de algodão... e isso, por favor, não significa que só metade delas é lisa, ou estampada, ou confortável, ou de algodão. No caso das peças de vestuário, a palavra meia é um substantivo, daqueles tão comuns que acabaram caindo na boca da geral para uso indistinto.

Se você é das pessoas que têm dúvida na hora de dizer que está meia cansada ou meio cansada, é só trocar meia/meio por muito. Tenho a certeza de que jamais dirá "estou muita cansada", "ela é muita chata". Né mesmo? ;)

Então ficam as dicas:

meio
(latim medius, -i, meio, metade)
adjetivo.
1. Que indica a metade (de um todo).
2. Que está numa posição intermédia. = meão, mediano, médio
3. Que tem fraca intensidade. = moderado
substantivo masculino
4. Parte ou ponto equidistante das extremidades ou do princípio e fim. = metade
5. Ponto central. = centro
6. Lugar onde se vive. = ambiente, esfera
7. Modo, via, possibilidade.
8. Expediente, arte, ardil.
9. Agente.
10. Intervenção, auxílio.
11. Condição, circunstância.
12. O que estabelece comunicação.
advérbio.
13. Mais ou menos, um tanto, um pouco, não de todo, quase (ex.: deixou a porta meio aberta).


meia
(redução de meia dúzia)
substantivo masculino / numeral
Bras. O número 6.


meia 
(redução de meia-calça)
substantivo feminino
1. Peça de roupa que cobre o pé e parte da perna.
2. Ponto de malha com que se faz essa peça.

(http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx?pal=meia)

6 comentários:

Ana Luísa disse...

É, Tib! :)
Eu ia colocar essa observação aqui nos comentários, mas esqueci.

Ia acrescentar que, no futebol, existem "os meias", que são os "meio-campistas". Aí há o meia-esquerda, o meia de ligação, meia de contenção, meia ofensivo, etc. :)

E, infelizmente, falta um de cada no nosso time :(

Ana Luísa disse...

Tibério deixou um comentário sobre esta postagem em outra. Aí eu vou justificar o meu comentário acima colando o que ele falou:

"No mundo do futebol temos o tal do meia também. Aquele elemento que falta no nosso time. =\"

Unknown disse...

se fosse meia cansadO eu diria q era Fabrício, Renato, Marcelinho Paraíba, etc. 1 desses do Sport, ou que passaram ultimamente.

=p Aeee! No local certo agora!!

Unknown disse...

Valem por meio jogador, diga-se de passagem. Nada mais justo.

Unknown disse...

Meia cansada é Richarlyson!

Ana Luísa disse...

Acho que, nos comentários do Blogger, também deveria existir um botãozinho "Curtir", como no Facebook. :)

Postar um comentário

Se nós não nos conhecemos ainda, por favor, informe seu e-mail ao final do comentário ou me envie um e-mail para anocaa@gmail.com, para que eu possa entrar em contato depois.

Obrigada,

Ana.