quinta-feira, 26 de maio de 2011

Ao invés de x Em vez de

Priscila, leitora assídua do Linguageiro, deixou um comentário na postagem de anteontem e, nesse comentário, utilizou a expressão "em vez de". Um amigo leu o comentário e, lá mesmo na postagem, questionou se o correto não seria utilizar "ao invés de". Nos comentários, deixei explicado, mas resolvi criar este post para tentar esclarecer essa dúvida que assombra a mente de várias pessoas. :)

Vamos lá.

Ao invés de x Em vez de

Já começarei discordando de mim mesma ao colocar uma expressão versus a outra, porque elas não são de todo opostas. No entanto, há, sim, uma pequena diferença entre elas:

  • Ao invés de: ao contrário de
    • Apesar de ser utilizada em abundância na locução "ao invés de", a palavra "invés" existe independente e significa contrário, oposto, avesso. Por isso, a locução é idêntica semanticamente à expressão "ao contrário de".
    • Deve ser utilizada apenas quando se quer tratar de duas "coisas" realmente opostas, contrárias.
  • Em vez de: no lugar de, na vez de
    • Essa expressão pode ser utilizada tanto para contrapor "coisas" opostas quanto para contrapor "coisas" que, por natureza, não apresentam esse caráter opositivo.
Exemplos:

(1a) Em dias de sol forte, ao invés de usar roupas pretas, utilize roupas brancas.
(1b) Em dias de sol forte, em vez de usar roupas pretas, utilize roupas brancas.

1 - Aqui, tanto faz usar uma ou outra expressão, porque PRETO e BRANCO são duas ideias realmente opostas.

(2a) Em dias de sol forte, ao invés de usar amarelo, utilize preto.
(2b) Em dias de sol forte, em vez de usar amarelo, utilize preto.

2 - Amarelo e preto são, obviamente, cores diferentes, mas não podemos classificá-las como opostas. Preto é oposto de branco porque, a rigor, "branco é a presença de todas as cores" e "preto é a ausência de todas as cores".

No comentário de Priscila, ela construiu: "em vez de domicílio, usássemos casa (...)". Aqui, podemos concluir, então: se domicílio = casa, não faz sentido utilizar "ao invés de", uma vez que as palavras são sinônimas. :)

Penso, pois, que, surgindo a dúvida, é melhor optar pela expressão em vez de, porque ela pode ser usada mais amplamente. :)

Mas fiquem ligados para a grafia da palavra invés, pois muita gente por aí costuma grafá-la das seguintes formas: invez ou mesmo invéz. ;)

1 comentários:

Bruno Costa disse...

Bom saber! É muito mais prático ler aqui em vez de procurar na gramática.

Postar um comentário

Se nós não nos conhecemos ainda, por favor, informe seu e-mail ao final do comentário ou me envie um e-mail para anocaa@gmail.com, para que eu possa entrar em contato depois.

Obrigada,

Ana.