sexta-feira, 27 de maio de 2011

Glossário

Hoje estou sem muito tempo para escrever sobre as coisas, mas, para não ficar sem postagem, resolvi fazer um pequeno glossário com algumas palavras que vejo e ouço por aí, ditas e grafadas de maneira equivocada. Em vermelho, colocarei a grafia e/ou "pronúncia" equivocada; em verde, a dicionarizada. :)

DEGLADIAR - DIGLADIAR
EMBREAGAR - EMBRIAGAR (consequentemente: embreagado - embriagado
ESCULTAR - ESCUTAR
ANCIOSO - ANSIOSO
IORGUTE - IOGURTE
EXCESSÃO - EXCEÇÃO
CABELEREIRO - CABELEIREIRO (porque deriva de CABELEIRA, não de cabelo)
QUIZ - QUIS (os verbos querer e pôr, assim como seus derivados, serão sempre grafados com s, jamais com "z". Por isso, corretas estão as formas quiser, quis, puser, pus, antepus, sobrepuser, etc. / Quiz, com Z, é o questionário e não é uma palavra da língua portuguesa.)
CONHECIDÊNCIA - COINCIDÊNCIA (porque não tem a ver com "conhecer", mas com co + incidir)

Que outras palavras vocês destacariam? :)

Observação: galera, vocês podem, por favor, responder a enquete à esquerda? Só para eu ter um feedback. ;)

3 comentários:

Priscila disse...

Acho que faltou contratar um agente secreto para descobrir por que as pessoas não fazem como a gente e escreve corretamente, diferenciando "agente" de "a gente" que é empregado no lugar de "nós"

Bruno Costa disse...

Eu tenho um amigo que escrevia "Ponhe" em vez de "Põe" hahahahaha :X

Ana Luísa disse...

As pessoas costumam falar "reINvidicar", mas, na verdade, a palavra é REIVINDICAR. ;)

Postar um comentário

Se nós não nos conhecemos ainda, por favor, informe seu e-mail ao final do comentário ou me envie um e-mail para anocaa@gmail.com, para que eu possa entrar em contato depois.

Obrigada,

Ana.