domingo, 1 de maio de 2011

Portal Globo.com

Nem todo mundo sacou, mas o portal Globo.com se equivocou ao dizer "Entenda porque Kate...". A ideia da chamada era fazer as pessoas entenderem por quais motivos/razões Kate Middleton não seria princesa mesmo depois de se casar com o Príncipe William.

Muitas pessoas acharam que o equívoco estava em "se casar", pois acreditaram que o correto seria "casar-se". Nesse caso, tanto faz. Não sou a pessoa mais indicada para falar de colocação pronominal, porque tenho um discreto pavor às ênclises, uma quedinha pelas mesóclises impróprias e paixão pelas mesóclises. A questão é que tudo isso tem nome muito do complicado e, no fim das contas, a ideia é fazer-se compreender, né mesmo? A minha intenção é de que este blog seja mesmo linguageiro e se expresse como eu costumo me expressar.

Mas, antes que eu esqueça: por que tanto faz?

É que o inifinitivo faculta a posição do pronome, mesmo havendo um atrator para ele. ;) E, também, no que diz respeito à linguagem jornalística, a ideia é sempre escrever de um jeitinho mais acessível à maioria, né? ;)

0 comentários:

Postar um comentário

Se nós não nos conhecemos ainda, por favor, informe seu e-mail ao final do comentário ou me envie um e-mail para anocaa@gmail.com, para que eu possa entrar em contato depois.

Obrigada,

Ana.